Porquê estudar História

Sem consciência histórica sobre o nosso passado (e antepassados…) não perceberíamos quem somos. (José Machado Pais)

14/10/14

A escravatura ainda persiste...

Os links abaixo indicados remetem-nos para situações de escravatura nos nossos dias. 
Escolhe uma dessas notícias e  redige um comentário sobre o que leste, relacionando essa informação com o que estudaste sobre a escravatura na época dos descobrimentos.

O teu comentário deve entre 75 e 100 palavras, redigido e colocado como comentário a esta mensagem até 31 de outubro.





14 comentários:

  1. Esta noticia fala de tráfico de crianças, uma infração que hoje em dia afeta milhões de crianças, e provavelmente mais. Abundantemente as crianças são retiradas das suas famílias e transportadas para um outro lugar, muitas vezes, além das extremidades do seu país. É uma maldade inaceitável de violência contra a infância das crianças que podem causar certos transtornos nas mesmas. As crianças podem ser exploradas de diversas formas tais como a exploração sexual, trabalho doméstico e até mesmo casamento. Até hoje as mais diversas organizações procuram encaixar as suas atividades e tentam reconhecer quais são os grupos-alvo de crianças.

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3797132

    ResponderEliminar
  2. Esta notícia fala do facto de, 200 anos após a sua proibição por lei, a escravatura continue a ser uma realidade vivida por mais de 27 milhões de pessoas por todo o Mundo. É assustador pensar que uma atividade de tal maldade seja praticada nos dias de Hoje e que, os traficantes que as realizam tenham muito mais facilidade do que há séculos atrás quando de traficavam negros de África para a América. Mas a escravatura não é apenas realizada nos países pobres e pouco desenvolvidos, muito pelo contrário, os países ricos também fazem parte do grupo, o grupo de países que praticam tal crime. As principais vítimas são os mais fracos e vulneráveis da sociedade, tais como mulheres e crianças obrigadas a entrar no mundo da prostituição, ou emigrantes cujos empregos noutros países lhes foram garantidos mas quando chegam deparam-se com realidades bastante diferentes. Uma especialista da ONU refere ainda que: "Estas práticas caminham lado a lado com a pobreza, a exclusão social, a marginalização, a falta de acesso à educação e a corrupção". Mas infelizmente a escravatura foi abolida na lei mas não na prática. Os seres humanos continuam a ser vendidos, comprados e explorados como se de mercadorias se tratassem, declara o secretário-geral do Conselho Europeu. A meu ver este é o grande problema da nossa sociedade, não nos podemos sentir seguros porque o perigo está sempre ao virar da esquina.

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1052578&page=-1

    ResponderEliminar
  3. Esta notícia fala sobre a escravatura moderna. Existem cerca de 30 milhões de pessoas escravizadas. No ranking mundial, o país com mais escravos é a Mauritânia mas a Índia é que ocupa o 1º lugar com cerca de 15 milhões de escravos. O jornal Guardian, recentemente publicou que, segundo cálculos, o nº de escravos de hoje é superior ao tráfico de escravos africanos deslocados para as Américas durante 4 séculos (cerca de 12,5 milhões).
    Apesar de na Antiguidade só os negros ou quem não pagava as dívidas podiam ser escravizado mas na actualidade pode ser qualquer pessoa.

    ResponderEliminar
  4. O link da minha notícia:
    http://www.publico.pt/mundo/noticia/qualquer-um-de-nos-pode-ser-vitima-de-escravatura-1614318

    ResponderEliminar
  5. Esta notícia refere a atual existência de escravidão no Brasil, tendo sido descobertos 40 casos de escravatura, muitos deles praticados por marcas famosas. Refere também a importância de aumentar a pena relativa à infração da lei referente à proibição da escravatura mundial. Comparado à escravatura da Antiguidade e dos anteriores séculos, onde só eram escravizados os negros , os endividados ou os prisioneiros de guerra, hoje em dia qualquer pessoa poderá ser escravizada. A meu ver, este é um dos grandes problemas da Humanidade desde sempre, tratar os de outras raças ou preferências, desde sexuais a religiosas, "abaixo de cão”.
    O link da notícia: http://www.portugues.rfi.fr/geral/20130430-brasil-registra-40-casos-de-trabalho-escravo-no-este-ano

    ResponderEliminar
  6. Esta noticia fala sobre a escravatura na atualidade. Está a ser investigado um caso de 39 emigrantes portugueses entre as vítimas de um casal de empresários espanhóis que aceitaram as condições de trabalhar em propriedades, caso contrário os seus serviços eram oferecidos a outros agricultores. Mas estes só perceberam que estavam a ser enganados quando foram colocados a pernoitar em locais sem iluminações, nem condições higiénicas. Para além disto tudo não tinham direito a receberem lucro pelo seu trabalho e nem sequer recebiam alimentação. Os 39 portugueses libertados, em breve, regressarão a Portugal.

    http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/39_portugueses_livres_de_terror.html

    ResponderEliminar
  7. Esta notícia fala do tráfico de crianças que hoje em dia é uma vergonha e uma maldade ainda existir. Isto pode causar graves probelmas mentais nas crianças até porque elas são retiradas ás suas famílias e isso sim deve-lhes meter uma confusão mental até porque elas não são adultos não pensam da mesma maneira que eles são muito mais frágeis em tudo. E o que é mais vergonhoso é que as crianças podem ser utilizadas para trabalhar e ás vezes recebem uma miséria ou não recebem mesmo nada. Podem ser usadas como objeto sexual ou mesmo para casamento com alguém.Acho que isto acontecer no século XXI é uma completa vergonha. Isso só mostra como temos de ter cuidado quando andamos sozinhas(os) nunca sabemos quem vai estar a perseguir-nos também não será preciso andar de caçadeira mas simplesmente ter mais cuidado.E acho que quem faz isto não é humano esse sim é uma coisa simplesmente uma coisa sem nome uma coisa desumana que não serve para nada.

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3797132

    Elisa Vieira

    ResponderEliminar
  8. Esta notícia fala de 39 emigrantes portugueses serem vítimas de escravidão por um casal de empresários espanhóis.
    Os portugueses foram seduzidos com falsas promessas e condições de trabalho. Acabam por viver sem higiene, sem iluminação, sem uma boa alimentação e sem o pagamento prometido.
    Quem pratica a escravidão promete mas não cumpre. Apesar de esta ser uma assustadora realidade, é só um dos muitos casos de escravidão existentes no Mundo. Por isso, devemos estar atentos pois podemos ser, um dia, iludidos e acabar escravos.
    Link da notícia: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/39_portugueses_livres_de_terror.html

    ResponderEliminar
  9. Esta noticia fala-nos do tráfico de crianças , essas crianças são retiradas as suas famílias...maior parte das vezes são vendidas a outras famílias , ou pelo que muitas pessoas dizem podem ser traficadas para órgãos que mais tarde irão ser vendidos, mas na minha opinião isso que anda a decorrer do tráfico para órgãos e mentira , isto é uma autêntica crueldade , pois pode causar um tormento para as suas famílias e as próprias crianças , pois elas são levadas para outro local as vezes ate para além das fronteiras de seu país o que mais tarde irá ser notado pela criança, isto trata-se de um caso absurdo e inaceitável de violência contra a infância.....

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3797132

    Marta Cerqueira

    ResponderEliminar
  10. Eu acho uma injustiça ainda haver escravidão no mundo, Eu acho que o trabalho está interessante, mas as pessoas são todas iguais muitas vezes as pessoas vão para um país e não sabem onde fica o sítio para onde querem ir e são raptadas , ainda bem que isso e ilegal porque está ser controlada porque antigamente , era pior do que hoje em dia , porque antigamente havia trafico de escravos eles prendiam e mandavam-nos trabalhar até ao fim da vida . muitos morrem e eles não queriam saber é muito injusto.
    http://www.portugues.rfi.fr/geral/20130430-brasil-registra-40-casos-de-trabalho-escravo-no-este-ano
    Lucas Lages Silva numero 13 8 A

    ResponderEliminar
  11. Quando se fala em escravatura, a maioria das pessoas pensa em tempos longínquos. No entanto, a escravatura não é um tema do passado mas sim um problema atual.
    A notícia que eu escolhi (http://www.publico.pt/portugal/jornal/portugueses-detidos-em-espanha-por-trabalho-escravo-23967414#/0) fala sobre três portugueses que foram detidos em Espanha por escravizarem os seus trabalhadores. As vítimas foram obrigadas a trabalhar no campo de Sol a Sol sem qualquer remuneração e a realizar alguns pequenos furtos em quintas na região.
    Na minha opinião, a escravatura é um problema sério da nossa sociedade e devemos lutar juntos para a erradicar.

    ResponderEliminar
  12. Esta notícia fala da escravatura infantil, um problema muito grave na sociedade de hoje. Infelizmente a escravatura de menores é cada vez mais frequente, devido á mão de obra barata. Estes menores são utilizados para trabalhos forçados e na maioria deles pesados. Estas crianças perdem a melhor fase da vida delas que devia ser brincar, conviver e ir à escola. Elas não conhecem nada a não ser o trabalho que lhes é exigido, a fome e privação de bens essenciais. Muitas acabam por ser vendidas e algumas ate mesmo leiloadas em sites pornográficos.

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3797132

    Beatriz Carneiro

    ResponderEliminar
  13. Vasco Ferreira
    Partilhada apenas consigo - 31/10/2014

    A minha notícia:
    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1052578&page=1

    Esta notícia fala-nos da escravatura atual, em que mais de 27 milhões de pessoas são vítimas em todo o mundo.
    Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho) a escravatura existe em todo o mundo, quer nos países desenvolvidos quer nos países sub desenvolvidos e é feita de várias formas, quer através do esforço físico quer pela pressão psicológica.
    Terry Davids afirmou que apesar da escravatura já ter sido abolida na Europa, continua a haver pessoas exploradas, compradas e vendidas, chegando mesmo a morrer em condições precárias por falta de assistência médica e falta de alimentos.
    Esta grave situação já aconteceu há alguns séculos atrás, no tempo dos descobrimentos, em que os Portugueses escravizavam Brasileiros e Índios, sendo estes utilizados nos trabalhos mais pesados. 

    ResponderEliminar
  14. No tempo do Descobrimentos uma das maiores procuras eram os escravos, trazidos de outras regiões conquistadas. Os portugueses dominavam os povos e comercializavam-nos. Estes não tinham nenhuns direitos, eram propriedades dos seus donos. Trabalhavam gratuitamente nos serviços domésticos e nos campos. Foi assim ao longo de toda a história e ainda hoje ouvimos relatos desses acontecimentos. Segundo adianta o Jornal de Notícias, 8 pessoas foram acusadas de tráfico de crianças escravas. Uma operação feita pela Interpol resgatou 76 crianças na Costa do Marfim, estavam alojadas em “Campos de Cacau e Minas de ouro” ilegais.
    Daniela Fernandes

    ResponderEliminar